06/12/2018 às 18:08

Consultoria sobre importação possibilita diagnóstico preciso

Fecomércio AL

A Fecomércio AL e Sindilojas Arapiraca apostam na importação como uma possibilidade de ampliar as oportunidades de negócios dos empresários locais e experimentar um novo caminho para tentar dar um fôlego aos empreendedores com o projeto Sua empresa mundo afora – fazendo bons negócios. Uma das fases do projeto é a consultoria. A empresária Ana Sofia Nogueira, sócia proprietária do Hotel Pajuçara, disse que a proposta contribui para chegar a um diagnóstico sobre as vantagens na importação para o segmento em que atua.

Ana Sofia compartilha do sentimento de vários empresários que têm receio de partir para uma nova proposta, que é a importação, pondera o cenário político de incerteza. De acordo com ela, a experiência tem sido válida, pois ela concluiu que, nesse momento, para o segmento dela a importação é viável, por exemplo, no que se refere a porcelana e a enxoval. Os referidos itens precisam ser renovados periodicamente, o que garantiria a viabilidade financeira.

Para Ana Sofia, o consultor da Fecomércio, Luizandré Barreto, especialista em comércio exterior, funciona como um termômetro do que vale a pena dentro da realidade do segmento dela buscar na importação. “A Fecomércio entrou para tirar esse medo. A consultoria ajuda, agiliza, faz com que as coisas caminhem. Em certos casos, a avaliação é que vale a pena e, em outros, nem tanto. Para o consumidor final tem coisas que não é interessante. Não é nossa atividade fim”, afirmou.

Para ela, as compras de grande volume encontram na importação um negócio vantajoso, inclusive se fechar um grupo para compradores, mas a empresária também ressalta a dificuldade em alinhar os interesses de um determinado segmento. Segundo Ana Sofia, é motivo de lamentação porque ela entende que a importação proporciona presos mais competitivos no geral. “É uma forma da gente tentar diminuir os custos porque a receita está comprometida desde 2014”, ressaltou.

A proposta da Fecomércio AL é possibilitar ao empresário a aproximação com o mercado internacional, auxiliando a viabilização da importação de produtos oriundos da Ásia, Estados Unidos, Argentina, Panamá, entre outros países. A metodologia da consultoria envolve a orientação sobre o processo de importação; a análise de viabilidade da operação; a habilitação nos órgãos licenciadores; a simulação de custos e planejamento tributário; a classificação fiscal das mercadorias; entre outros.

Atualmente 20 empresas estão sendo atendidas e já vislumbram uma economia que pode superar 30% do custo atual da compra de produtos. Dando continuidade ao projeto, a Fecomércio programa uma Missão Empresarial à China, de 16 a 25 de abril de 2019. Interessados em aderir ao projeto ou obter informações sobre a missão podem se dirigir à Fecomércio (Rua Prof. Guedes de Miranda) ou ligar para 3026-7223.

ICMS

Recentemente, no dia 12, a importação também foi pauta de reunião entre o vice-presidente da Fecomércio, Valdomiro Feitosa; o secretário da Fazenda, George Santoro; e a presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, a deputa Jó Pereira. O objetivo foi discutir a política de ICMS incidente sobre a importação alagoana, já que a Lei Estadual nº 6.410 autoriza a liquidação do ICMS Importação com direitos creditórios. Porém, a entidade identificou que a legislação pode ser aprimorada, incluindo, por exemplo, as operações com produtos sujeitos à ST. Por isso, com o apoio da Frente Parlamentar, pleiteia junto à Sefaz a melhoria dessa legislação.

Fonte: Fecomércio AL

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca

  • Endereço:
    Rua Manoel Leão, 130 - Centro
  • CEP: 57300-160
  • Processo: 452
  • Telefone(s):(82) 3521-1569
    Fax:(82) 3521-1569
  • Email contato: sindilojas-arapiraca@fecomercio-al.com.br
  • Presidente:
    WILTON MALTA DE ALMEIDA